ARTIGO CIENTÍFICO – Conselheiro Tutelar de Presidente Epitácio apresenta Artigo Científico como TCC na UFMS

ARTIGO CIENTÍFICO - Conselheiro Tutelar de Presidente Epitácio apresenta Artigo Científico como TCC na UFMS

Conselheiro Tutelar de Presidente Epitácio apresenta Artigo Científico como TCC na UFMS

O conselheiro tutelar Fernando Olmo, no último mês de outubro, esteve em Campo Grande no campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para apresentar o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de “Pedagogia”– “Escola e Conselho Tutelar: Importantes parceiros no Combate à evasão Escolar”.

Diz no resumo do referido trabalho: “O presente artigo tem a pretensão de debater o papel da escola e do Conselho Tutelar no enfrentamento do abandono escolar, mal que submete a educação brasileira a índices deficientes e mal observados pelos organismos nacionais e internacionais. Esse estudo abordará as atribuições do Conselho Tutelar no que tange especialmente à evasão escolar, a escola e sua autonomia administrativa e a necessidade do trabalho em rede para minimizá-lo. Nessa ordem, essa pesquisa enfatizará o direito da criança e do adolescente à educação e o inquestionável dever do Estado em fornecê-la adequadamente. Analisará também a obrigação dos pais ou responsáveis na promoção da educação. Destarte, inda mesmo depois de mais de 20 anos da promulgação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – é sabido da existência de inúmeras dificuldades na realização do trabalho em conjunto entre a escola e o Conselho Tutelar. Devem ser esses atores sociais inquestionáveis parceiros na melhoria dos índices educacionais para a infância e juventude. Ora, a Lei garante aos sujeitos de direito em questão o tratamento prioritário por razões bem claras: que a sociedade carece de progresso e de cuidados demandados no presente e no futuro pelos infantes e jovens, principal preocupação desse estudo que tem como base um levantamento bibliográfico referente ao tema, bem como pesquisas em sites especializados que tratam da educação e do problema da evasão escolar”.

O Artigo Científico foi aprovado pela banca composta pelas mestras em Educação, professoras Aline Felisberto da Silva, Daiani Damm Tonetto Riedner (orientadora) e Miriam Mity Nishimoto (foto).

Olmo, que também é professor da rede pública estadual paulista – atuando como educador profissional do Programa Escola da Família – conferiu o grau de “Pedagogo” em 18 de outubro.

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